Acompanhe diversos
conteúdos relevantes
desenvolvidos por nós

Blog Freitag

28.11.2023

Anilina: riscos à saúde e ao meio ambiente

Anilina é um composto orgânico também conhecido como Fenilamina ou Aminobenzeno. Em seu estado puro se apresenta como um líquido oleoso incolor, podendo oxidar lentamente com a exposição à luz solar, adquirindo uma tonalidade marrom-avermelhada. A anilina é parcialmente solúvel em água e se dissolve facilmente na maior parte dos solventes orgânicos como, por exemplo, etanol, benzeno e clorofórmio.

É amplamente utilizada na indústria química e farmacêutica, onde existem cerca de 150 produtos que são derivados da Anilina. Na indústria, por exemplo, é utilizada em corantes, na produção de espumas de poliuretano, tintas sintéticas, substâncias antioxidantes, herbicidas, fungicidas e fármacos.

A Anilina também tem aplicação na indústria alimentícia, em forma de corantes sintéticos. Pode ser encontrada em diversas cores como: preto, vermelho, amarelo, azul e roxo, onde atualmente substituem os corantes naturais. Alguns produtos alimentícios que apresentam a Anilina em sua composição são: pirulitos, balas, macarons, chocolates, corantes líquidos e em pó específicos para alimentos.

A Anilina pode ser tóxica, se ingerida, inalada ou por simples contato com a pele. Após sua absorção, a anilina sofre n-oxidação, acarretando em metemoglobinemia e hemólise. A hipóxia, decorrente da metemoglobinemia, contribui para o aparecimento dos sintomas como dor de cabeça, tontura, desmaios, vômito, cianose e coma. Em órgãos moles pode contribuir, a longo prazo, para hiperplasia e formação de tumores mesenquimais.

A concentração aumentada da metemoglobina no sangue também pode ocorrer por conta de alterações congênitas e de exposição a agentes químicos, que sem tratamento podem levar a óbito. A concentração de metemoglobina no sangue não é um indicador quantitativo da exposição do organismo a Anilina, no entanto se estabelece como primeira manifestação de sua exposição excessiva.

Desde modo, a Anilina é classificada como um composto tóxico, onde se faz necessário a realização de controles de exposição ocupacional e descarte adequado de efluentes, reduzindo os riscos à saúde humana e ambiental.

Ela pode estar presente em águas dos rios devido às indústrias, que descartam os efluentes dos processos sem o tratamento específico para corantes e produtos químicos em geral. Em alguns estados do Brasil, a Anilina já está presente em legislações para água bruta e água de consumo humano, com limites máximos estabelecidos, para que não haja risco ao meio ambiente e à saúde pública.

Recentemente, o setor de cromatografia gasosa do Freitag Laboratórios implementou a análise de Anilina nas matrizes de água bruta, água de consumo humano e água residual, para atendimento de legislações ambientais.

Gisleine Thais Bloedorn – Técnica do setor de Cromatografia Gasosa do Freitag Laboratórios

Entre em contato

Solicite atendimento
clicando abaixo

Fale conosco
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar sua experiência. Ao aceitar ou
continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Política de privacidade