Acompanhe diversos
conteúdos relevantes
desenvolvidos por nós

Blog Freitag

13.02.2024

FTALATOS: Tudo que você precisa saber sobre este composto que está presente nos plásticos.

FTALATOS: Tudo que você precisa sabersobre este composto que estápresente nos plásticos.

Os ftalatos são um grupo de compostos químicos derivados do ácido ftálico, tal como o cloro ftalato, utilizado como aditivo para deixar o plástico mais maleável, e são substâncias utilizadas na indústria de plásticos para conferir a flexibilidade e a durabilidade dos polímeros plásticos. Os analitos encontrados no grupo de Ftalatos são os Dimetilftalato, Dietilftalato, Di-n-butil ftalato, Benzil Butil Ftalato, Bis(2-etilhexil)ftalato, Di-n-octilftalato.

O contato dos alimentos com ftalatos pode ocorrer desde a sua produção industrial, em transportadoras e tubulações, durante o armazenamento em embalagens e, também, na manipulação doméstica/comercial, por meio de colheres, espátulas e luvas. Estes compostos são de alto risco à saúde humana. Alguns desses efeitos já foram caracterizados em estudos epidemiológicos e experimentais em humanos e animais. Por serem utilizados como aditivos, não são incorporados à matriz de plástico e podem migrar facilmente destes produtos para o meio ambiente, contaminando a água, o solo, a poeira e o ar. Alguns autores relacionam a exposição aos ftalatos com a puberdade precoce, insuficiência ovariana primaria (IOP), endometriose, problemas relacionados com a gravidez e fertilização in vitro (IVF), malformações no período fetal e alterações da espermatogénese. A exposição humana a ftalatos pode ter implicações na saúde reprodutiva quer do sexo masculino quer feminino, com potenciais consequências na fertilidade.

Na União Européia os 5 ftalatos autorizados para o uso em materiais em contato com os alimentos e água, conforme o Regulamento (UE) n.º 10/2011 são: Dibutilftalato, Ftalato de benzilbutila, Bis-(2-etilhexil) ftalato, Diisodecil ftalato, Ftalato de diisononilo.

Para que a realização de uma análise ocorra de forma assertiva, sem contaminações por ftalato, é importante que a amostra ao ser coletada seja despejada em um frasco adequado, sendo ele de vidro. Caso coletada em frascos plásticos há um risco do resultado apresentar um falso negativo, e sendo de vidro estaremos evitando possíveis alterações no resultado, devido a reação do plástico com a água, nesse caso haveria um pico cromatográfico quantificável, e não seria possível distinguir se a contaminação é proveniente do frasco ou da amostra que está sendo analisada.

A invenção dos ftalatos data a segunda década do século passado, sendo usado o Ftalato de 2-etilhexilo (DEHP) desde 1931 como aditivo do policloreto de vinil (PVC), tendo sido usados também como repelente de insetos e cercaricida. Atualmente, passando quase um século da sua existência os ftalatos estão presentes numa enorme quantidade de produtos de consumo incluindo materiais de construção civil, vestuário, brinquedos, cosméticos, suplementos alimentares, automóveis e equipamentos médicos.

Autores:

Leandro Colaço, Amanda Beatriz Menestrina, Estefany de Freitas

Técnicos do Laboratório de Instrumentação 

Entre em contato

Solicite atendimento
clicando abaixo

Fale conosco
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar sua experiência. Ao aceitar ou
continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Política de privacidade