Acompanhe diversos
conteúdos relevantes
desenvolvidos por nós

Blog Freitag

30.01.2024

O DNA na tipificação rápida de Salmonella: O novo ensaio do Freitag Laboratórios

Todo organismo vivo possui um código genético que o diferencia de outro organismo, por isso, a utilização do código genético na identificação é algo cada vez mais comum na atualidade. O uso do DNA como ferramenta de identificação proporciona aos pesquisadores/técnicos muito mais segurança no resultado liberado, uma vez que o ensaio se torna muito mais rápido, eficaz e seletivo.

Nesse sentido, buscando trazer o melhor para nosso cliente, adquirimos novos equipamentos para tipificação de Salmonella utilizando ferramentas moleculares: o Check & Trace Salmonella (CTS). O CTS é um sistema de teste genético capaz de confirmar e identificar rapidamente vários sorotipos de Salmonella em um único teste a partir de uma cultura pura. Seu princípio baseia-se no reconhecimento molecular específico de sequências alvo de DNA e na subsequente amplificação com primers universais.

A importância dos testes de Salmonella

Salmonella spp. é o gênero de uma bactéria originária de duas espécies (S. enterica e S. bongori) e diversas sorovariedades patogênicas como: Enteritidis, Typhimurium, Gallinarum e Pullorum, as quais são contaminantes de alimentos derivados avícolas.

De acordo com o Relatório de Zoonoses “One Health” da União Européia, a Salmonella é a segunda infecção gastrointestinal de origem alimentar mais notificada em humanos, com mais de 52.000 casos confirmados em 2020. Por isso, a capacidade de gerir Salmonella na produção é muito complexa e envolve diferentes segmentos: biossegurança, testes de qualidade, profilaxias e protocolos de vacinação.

Após sua detecção de presença, há uma certa urgência de identificar o sorotipo para que medidas mais direcionadas sejam tomadas. Além disso, a legislação brasileira exige que seja identificada presença para S. typhymurium e S. enteritidis. Enquanto legislações de países estrangeiros também exigem a tipagem adicional de Salmonella para avaliações epidemiológicas de risco à saúde, como a S. pullorum e S. gallinarum.

A nova técnica implantada no Freitag Laboratórios faz a identificação de mais de 300 sorotipos, proporcionando ao nosso cliente a oportunidade de um tratamento direcionado, o qual elimina a contaminação com mais agilidade e confiança.

Com a sorotipagem convencional é detectada a presença de antígenos na superfície celular e flagelos, já o CTS detecta a variação genética em 21 posições (loci) espalhados por todo o genoma de Salmonella, ou seja, a análise é feita diretamente no DNA bacteriano - todos identificados através de software específico.

Recebimento de Amostras

Podemos receber a tanto a matriz para detecção quanto uma placa já isolada presumida para Salmonella spp.. No primeiro caso, com a amostra “bruta”, ou seja, a matriz a ser analisada: água, alimento ou resíduo é realizado o ensaio de detecção para Salmonella spp.. Caso o resultado seja positivo, a amostra é isolada em uma placa de ágar nutriente e então iniciado o processo de tipificação a partir da técnica de biologia molecular CTS.

Já no segundo caso, é possível receber diretamente a placa em ágar nutriente já presumível para Salmonella spp., ou seja, com as colônias já isoladas. A partir daí, é iniciada a extração e etapas subsequentes ao processo do CTS. Neste segundo caso o resultado é liberado muito mais rápido, pois já foi realizada a triagem.

A cada dia buscamos inovações e métodos que proporcionam mais segurança e responsabilidade no resultado liberado, por isso, caso haja alguma dúvida, estamos à disposição!



Elen Larissa Tomio – Técnica do setor de Biotecnologia do Freitag Laboratórios

Entre em contato

Solicite atendimento
clicando abaixo

Fale conosco
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar sua experiência. Ao aceitar ou
continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Política de privacidade