Acompanhe diversos
conteúdos relevantes
desenvolvidos por nós

Blog Freitag

07.08.2023

Boas práticas de lavação e descontaminação em áreas de ensaios de microbiologia

Todo o material usado em análise microbiológica, ao final da sua utilização, deve passar por um processo rigoroso de limpeza/descontaminação para que toda a flora microbiológica seja completamente destruída, evitando-se que haja alguma fonte de contaminação. Esse processo envolve diferentes etapas que vai desde acondicionamento, descarte de resíduos contaminados, pré limpeza, descontaminação, lavação, até o monitoramento realizado para validar o processo.

Mas afinal, qual a diferença entre lavação e descontaminação?

Descontaminação por autoclavagem:

Consiste em manter o material em contato com o vapor de água, em temperaturas elevadas, por um período de tempo determinado.

Lavação:

Consiste em remover a sujidade com água e sabão, juntamente com o auxílio de esfregões, esponjas, etc.. com detergente alcalino.





ETAPAS DO PROCESSO:

Etapa 1: Acondicionamento

Toda vidraria/utensílio que necessite ser descontaminado, é levado até a sala de descontaminação onde passará por um processo de pré lavagem e autoclavagem.

Etapa 2: Descarte do resíduo

Antes de iniciar a pré lavagem todo resíduo é descartado em expurgo, onde uma empresa terceirizada recolhe esses resíduos para fazer o tratamento e a destinação final.

Etapa 3: Pré lavagem

Todos os utensílios e vidrarias devem ser colocados de molho onde ficarão submergidos em soluções anti-microbiana adequadas, como detergente enzimático e em seguida lavados e enxaguados.

Etapa 4: Descontaminação por autoclavagem

Os utensílios irão passar por um processo de descontaminação para que sua flora microbiológica seja completamente destruída. Nessa etapa é realizado o monitoramento da eficiência da  autoclavagem através de testes biológicos e químicos.

Etapa 5: Lavação

Após o processo de  autoclavagem, os utensílios e vidrarias são submetidos a mais um processo de lavagem, porém mais simples, utilizando detergente alcalino. Após deverão ser bem enxaguados sobre água corrente aproximadamente de 3 a 5 vezes e finalizar limpando com água deionizada. O monitoramento da rinçagem em vidrarias é feito utilizando azul de bromotimol.

MONITORAMENTO - CONTROLE DE QUALIDADE

Azul de bromotimol: As vidrarias e os tubos passam por um controle de qualidade, onde é verificado pH usando o indicador azul de bromotimol. Por meio desse controle é possível verificar, mediante a coloração, se o processo de enxágüe foi eficiente.

Controle biológico: é um procedimento realizado para verificar se a autoclave está esterilizando corretamente os materiais e vidrarias. Os controles da temperatura, código dos equipamentos são registrados a cada teste realizado;

Indicador químico e fita zebrada: Um indicador químico é utilizado para cada ciclo da autoclave, no qual irá sinalizar se as condições mínimas de exposição foram atendidas, mas não apontará se a esterilização foi alcançada. Já a fita indicadora de calor (fita zebrada) pode identificar se houve eficiência na esterilização. Logo esses dois indicadores são utilizados em conjunto em cada batelada autoclavada.

Esses cuidados se estendem a todos equipamentos e ambientes laboratoriais tais como :

Geladeiras, bancadas, estufas ,capelas uniformes, pisos etc...

A atenção com o ambiente e as condições de higiene são fatores marcantes para se obter um padrão de qualidade isento de possíveis contaminações assegurando ao cliente a eficácia de um bom resultado.



Autora: Cremilda da Silva Freitas - Responsável pela Limpeza e Descontaminação das Áreas Microbiológicas 

Entre em contato

Solicite atendimento
clicando abaixo

Fale conosco
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar sua experiência. Ao aceitar ou
continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Política de privacidade